Linhas do Tempo Temáticas

A POLÍTICA POR INTEIRO e o Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT) apresentam neste projeto análises temáticas decorrentes do um cruzamento de dados entre os discursos proferidos por autoridades (mapeados pelo LAUT) e os atos formais editados pelo Poder Executivo Federal (mapeados pela POLÍTICA POR INTEIRO), visando a observar e analisar as relações entre os atos formais e informais do governo federal e as reações a esses sinais políticos.

O LAUT desenvolveu a Agenda de Emergência que é uma ferramenta para acompanhar e catalogar os atos e comportamentos de autoridades estatais que podem trazer risco à liberdade e à democracia no Brasil. O objetivo é construir um arquivo para informar análises de médio e longo prazo e, sobretudo, chamar atenção imediata ao processo de erosão democrática atual — antes que suas consequências sejam tão visíveis que não haja mais opção de reação ou de retorno.

A POLÍTICA POR INTEIRO acompanha os sinais políticos de mudanças relevantes anunciadas (riscos) ou realizadas (atos) pelo Executivo Federal nas áreas climática e ambiental, bem como seus efeitos. O projeto possui atualmente três bases de dados abertos e ferramentas públicas e gratuitas para explorá-las: Base de Atos do Executivo (com atos públicos desde 2002); Base de Iniciativas do Legislativo (com propostas legislativas desde 1949); Monitor de Atos Públicos (com atos relevantes classificados desde janeiro de 2019).

A partir dos trabalhos de monitoramento, curadoria e classificação realizado pelos dois projetos, foram montadas linhas do tempo temáticas trazendo episódios de cinco tipos: Ato Informal, Ato Formal do Executivo, Ação Judicial, Proposta Legislativa e Notícia.

Acesse

Em breve

Realização:

Logo Laut - Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo