Foco Amazônia #2, edição de janeiro de 2022

Esta é a segunda edição da análise mensal do Foco Amazônia, projeto dedicado a monitorar diariamente os poderes executivo e legislativo nos estados da Amazônia Legal. Na primeira edição demos um panorama geral do projeto e uma análise do que aconteceu de mais relevante em 2021 do ponto de vista climático.


Desmatamento 2022: está dada a largada 

O primeiro mês de 2022 registrou recordes históricos de desmatamento e provoca preocupações a respeito das próximas estações, quando a degradação tende a aumentar. De acordo com Inpe (DETER), os primeiros 21 dias do ano somaram 266 km² a menos de floresta amazônica nos estados monitorados (AM, AC, RO e MT). Historicamente, como ilustra o gráfico, janeiro é um mês de chuvas e com menor incidência de desmatamento na Amazônia. Em janeiro do ano passado, por exemplo, foram 58 km² de desmatamento. As últimas semanas acumularam níveis de desmatamento superiores ao registrado nos meses de janeiro de todos os anos desde 2016.

É possível que o avanço sobre as florestas seja explicado pelo fato de 2022 representar o último ano do mandato dos governos estaduais e federais, com maior relaxamento da fiscalização.


Legislativo

Em recesso


Executivo


Atos relevantes captados no mês de janeiro


Rondônia | Institucional 

LEI N° 5.299, DE 12 DE JANEIRO DE 2022 – Sancionada a lei que proíbe que os órgãos ambientais de fiscalização e polícia militar do Estado de Rondônia, inutilizem bens particulares apreendidos nas operações de fiscalizações ambientais no estado. A proposta legislativa foi aprovada em tempo recorde, apresentada e aprovada no mesmo dia. A autoria é do Deputado Alex Redano, do Republicanos. Como a própria justificativa da proposta argumenta, a nova legislação contraria a norma estabelecida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e elege o direito à propriedade individual como prioridade acima da defesa do patrimônio natural. Com aprovação e sanção, as máquinas usadas para prática de infrações legais no estado de Rondônia agora terão de aguardar processo judicial para posterior venda ou podem ainda retornar para o proprietário.


Amazonas | Mudança do Clima

DECRETO N.° 45.114, DE 19 DE JANEIRO DE 2022 

Formaliza a ampliação das metas que serão executadas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, no prazo de até 12 meses. Está prevista a elaboração de plano de ação estadual sobre a mudança climática em conformidade com o objetivo do “Acordo de Paris” em manter o aumento da temperatura a 1,5°C. Outros pontos como Justiça Ambiental, Soluções baseadas na Natureza e Agricultura têm metas específicas. Destaque para a meta de redução das emissões de GEE, incluindo o metano do gado, em pelo menos 30% até 2030. A Coalizão UNDER2 é uma iniciativa global de Estados subnacionais composta por mais de 200 governos regionais. O aparente comprometimento com a questão climática não se reflete nos números do desmatamento do estado do Amazonas, que segundo dados do Prodes/INPE, em 2021 (ago/2020 a jul/2021), teve 2.063  km² de área desmatada, um aumento de mais de  45% em relação a 2020. Neste mês, já foram quase 40 km² de áreas desmatadas computadas segundo o sistema de avisos do INPE (Deter).


Mato Grosso | Terras

Publicada em edição extra do DOE no dia 28 de Janeiro a Lei nº 717/2022 . Resultado do Projeto de Lei Complementar -58/2020, a lei acrescenta dispositivos no Código Estadual do Meio Ambiente, autorizando a exploração mineral em Reserva Legal, além de permitir a compensação ou remanejamento da RL para fora da propriedade. Além disso, a exploração da Reserva legal poderá ser realizada também em casos de utilidade pública e interesse social, mediante autorização do órgão competente. Dada a dificuldade de implementação do CAR, a flexibilização do uso da Reserva legal, principalmente para o garimpo, representa a possibilidade de aumento do desmatamento entre outros impactos socioambientais, em áreas que têm como função principal a conservação da biodiversidade.


Leia também:

Foco Amazônia #1: tudo sobre o projeto e uma análise do ano de 2021

Equipe Editorial (Liuca Yonaha, Marta Salomon, Melissa Aragão, Ester Athanásio, Marco Vergotti, Renato Tanigawa, Taciana Stec, Wendell Andrade, Daniel Porcel, Caio Victor Vieira, Beatriz Calmon, Rayandra Araújo e Daniela Swiatek).

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Apoio

Realização

Apoio