Podcast A Terra é redonda (mesmo) discute clima e meio ambiente na agenda eleitoral

Como os governantes brasileiros devem lidar com os efeitos da crise climática, criando oportunidades e levando o Brasil a assumir a liderança nesta agenda global? Essa discussão que fazemos constantemente nas iniciativas ligadas ao INSTITUTO TALANOA, entre elas a POLÍTICA POR INTEIRO, estará agora em mais um formato: o podcast A Terra é redonda (mesmo), uma coprodução da TALANOA com a piauí. A estreia será em 16 de agosto, uma terça-feira. É a segunda temporada do podcast de ciência e meio ambiente da revista.

O programa está sendo lançado antes das eleições e será transmitido ao longo do período eleitoral, para reforçar que a agenda climática e socioambiental brasileira deve ter destaque na pauta eleitoral. Os episódios vão olhar para as ameaças ao meio ambiente e os impactos que as políticas ambientais têm para o planeta, os desafios que o Brasil precisa driblar internamente e, principalmente, como administrar os efeitos da crise climática.

A primeira temporada foi ao ar em 2020 com episódios que discutiram temas da atualidade da ciência, com foco no negacionismo científico. O podcast foi eleito o Programa do Ano pela Apple Podcasts.

Na nova leva de oito episódios que vão ao ar toda semana, sempre às terças-feiras, Bernardo Esteves, repórter de ciência e meio ambiente da piauí, segue como apresentador e, desta vez, dividirá os microfones com Natalie Unterstell, presidente  da TALANOA. A segunda temporada é realizada pela Trovão Mídia.

A parceria da TALANOA com a piauí acontece por meio da iniciativa Clima e Desenvolvimento , uma articulação que já reuniu mais de 300 atores para criar cenários e visões de futuro para o Brasil de 2030, tendo como principal ambição a consolidação de uma economia de baixo carbono. “Desde 2021, temos criado conexões de alto impacto, reunindo grandes lideranças de diversos setores econômicos, acadêmicos e lideranças comunitárias para projetar caminhos para a descarbonização do Brasil. Agora, ao lado da piauí, vamos ampliar essas vozes para toda sociedade brasileira e consideramos que não haveria momento mais oportuno do que o período eleitoral. É hora de pensar o Brasil de forma ambiciosa e fundamentada”, defende Natalie Unterstell. O INSTITUTO TALANOA é um think tank brasileiro dedicado a ativar a sociedade brasileira para responder à emergência climática e aos seus impactos socioambientais, com ideias e tecnologias do nosso tempo.

A Trovão Mídia é uma produtora de podcasts fundada em 2020 em São Paulo. Nesses dois anos, a Trovão produziu mais de 20 shows, entre projetos originais e sob medida para os principais players do mercado, como Spotify, Deezer e Amazon Music. Alguns desses podcasts alcançaram o topo dos rankings de audiência e foram reconhecidos nas listas de melhores do ano das plataformas e pela imprensa.

Na área ambiental, produziu os podcasts “Cerrados” e “Um Rio que Mudou de Cor” com o WWF-Brasil, e “Terra Arrasada” com apoio do Rainforest Journalism Fund (Pulitzer Center).

A Terra é redonda (mesmo) estará em todas as plataformas de áudio, no site da piauí, além da divulgação no site da iniciativa Clima e Desenvolvimento e nas redes sociais da POLÍTICA POR INTEIRO e da TALANOA. Promete ser, mais uma vez, uma conversa sobre que país a gente quer pro futuro, agindo agora.


Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Realização

Apoio

Apoio