Em visita ao Acre, equipe Foco Amazônia se reúne com atores políticos e lideranças locais

,

Após lançamento do monitor de políticas estaduais na UFAC, equipe da Política por Inteiro visitou ONG, secretaria de meio ambiente e se reuniu com deputados acrianos. Nesta sexta-feira (8) o grupo segue para Manaus.

A agenda da Política por Inteiro em Rio Branco foi extensa. Além do lançamento do monitor Foco Amazônia em evento aberto ao público, a equipe visitou instituições locais e se reuniu com atores políticos para apresentar a ferramenta e oferecer dados qualificados para melhoria na formulação das políticas ambientais do estado.

Na quarta-feira (6), a bióloga e coordenadora do projeto Taciana Stec, a engenheira de dados Sarah Soares, a cientista de dados Nathália Martins e a jornalista Ester Athanásio visitaram a sede da SOS Amazônia e discutiram possibilidades para que a ferramenta tenha incidência nas ações que as organizações realizam em prol da agenda ambiental no Acre. Com o objetivo de facilitar o acesso às informações públicas captadas e organizadas pelo projeto, o monitor de atos políticos deverá ser incluído no site da SOS Amazônia, onde os interessados poderão consultar atos e iniciativas do governador e dos deputados do Acre. As equipes também conversaram sobre a necessidade de emitir alertas frequentes de questões mais sensíveis, que exigem uma ação imediata.

Os técnicos e a diretora administrativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Políticas Indígenas do Acre (SEMAPI), Marilde Nogueira, também receberam a equipe e se colocaram à disposição para oferecer dados detalhados sobre as ações do poder executivo na região. O deputado estadual Daniel Zen e o deputado federal Léo de Brito conheceram a iniciativa e se comprometeram a usá-la na atuação parlamentar.

Próximo destino

A expedição de lançamento do Foco Amazônia segue viagem rumo a Manaus, onde o monitor será apresentado na próxima segunda-feira.