Atos de menos e conflitos demais

Capa da Análise mensal - Política Por Inteiro Agosto 2021
Acesse a análise mensal em nossa página de Publicações

Mais um mês se foi. A chapa esquentou em agosto em Brasília, com a apreciação da PEC do voto impresso e o surgimento de pedidos de impeachment depositados pelo Presidente da República contra Ministros do STF. O “choque entre poderes” não tem desfecho certo, com o adicional de que a CPI da Pandemia prepara um relatório final buscando incriminar Bolsonaro. Assim, a tensão tende a se manter elevada em Setembro.

Porém, em atos o mês foi fraco. Em agosto foram captados 47 atos pelo Monitor de Atos Públicos, número muito abaixo do esperado para o mês, considerando o volume de agosto/2020 e os meses recentes.

E setembro promete. A votação pelo STF do Marco Temporal (recurso com repercussão geral – RE número 1.010.365), que analisa o direito de usufruto das áreas de tradicional ocupação indígena, já começou e essa decisão selará o futuro de mais de 300 terras ainda em processos de demarcação no país e orientará outros recursos sobre regularização fundiária.

Seguimos acompanhando. Leia o Balanço Mensal de Agosto da Política Por Inteiro e saiba tudo que aconteceu e quais são as tendências para o futuro do Brasil.

Assine nossa newsletter

Compartilhe esse conteúdo

Realização

Apoio

Apoio