Acompanhe o debate sobre as reações do Governo às pressões climáticas e ambientais

Vem aí o próximo debate do Conjunturas & Riscos: Política Climática Por Inteiro. Reserve já o dia 3 de agosto, para acompanhar especialistas discutindo sobre o tema: Respostas: como o governo reage a eventos e pressões externas. Será analisado como são desenvolvidas as políticas públicas de reação a desastres como secas e inundações (refletidos, por exemplo, em portarias de reconhecimento de situação de emergência); a cenários especiais como a pandemia de covid-19 e seus desdobramentos na área socioambiental (incluindo determinações judiciais para que o governo federal agisse); e outros acontecimentos externos ao governo.

Nesta edição teremos a mediação da jornalista Manuela Andreoni, membro da Rainforest Investigations Network do Pulitzer Center e que cobre a Amazônia para o New York Times. Entre os debatedores estão: a procuradora federal Erika Pires Ramos, fundadora da Rede Sul Americana para Migrações Ambientais – RESAMA e pesquisadora do Observatório Latino-Americano sobre Mobilidade Humana, Mudança Climática e Desastres (MOVE-LAM); a Dra. Luciana Vanni Gatti, Coordenadora do LaGEE – Laboratório de Gases de Efeito Estufa do Inpe; e do cineasta premiado internacionalmente Takumã Kuikuro, que vive na aldeia Ipatse, no Parque Indígena do Xingu.

A metodologia da POLÍTICA POR INTEIRO, classifica os atos públicos como “Resposta” quando se tratam de normas editadas como reação a desastres ou acidentes de grandes proporções e eventos e pressões externas à sua esfera de poder (por exemplo, ações do Judiciário). Entre as 12 classes estabelecidas para entender o sinal público emitido pelos atos editados no Diário Oficial da União, “Resposta” é a segunda mais frequente entre as medidas relevantes em clima e meio ambiente, ficando atrás somente de “Regulação”.

A série Conjunturas & Riscos é composta por debates online mensais, realizados toda a primeira terça-feira do mês, das 10h30 às 12h. A cada edição, a Política Por Inteiro elege um tema que está se destacando na agenda climática/ambiental do país para ser analisado sob o olhar de especialistas no assunto. Acompanhar os sinais políticos de mudanças relevantes anunciadas (riscos) ou realizadas (atos) é o objetivo deste projeto.

Faça a sua inscrição gratuita aqui. Participe, envie suas perguntas.


Sobre o Conjunturas & Riscos

A série Conjunturas & Riscos: Política Climática Por Inteiro é composta por debates online mensais, realizados toda a primeira terça-feira do mês, das 10h30 às 12h. A cada edição, a Política Por Inteiro elege um tema que está se destacando na agenda climática/ambiental do país para ser analisado sob o olhar de especialistas no assunto.


O formato do debate:

– Apresentação dos atos públicos mais relevantes captados no mês anterior

– Debate entre os convidados, com perguntas trazidas pelo mediador e também pelo público via chat

– eventos disponíveis em: https://www.politicaporinteiro.org/categorias/eventos/


Transmissão:

– Youtube da Política Por Inteiro

– Facebook da KAS, uma das financiadoras do projeto 


Inscrições:

– Gratuitas em https://mailchi.mp/b26eb8c4c905/politicaporinteiro

Respostas: Como o Governo reage a eventos e pressões externas

  • 3 de agosto

  • 10h30 às 12h

  • Transmissão online e gratuita