Na próxima terça-feira, 3 de novembro, a atenção global estará voltada para a eleição presidencial dos Estados Unidos. Uma eventual  substituição de Donald Trump na Casa Branca pode afetar diretamente a política climática em escala global. O impacto do resultado das eleições em Washington na política ambiental brasileira será debatido em um encontro online organizado pela POLÍTICA POR INTEIRO. A segunda edição do Conjunturas & Riscos será transmitida ao vivo pelo Youtube a partir das 10h30.

Iniciativa da POLÍTICA POR INTEIRO, o evento virtual Conjunturas & Riscos de novembro contará com especialistas da agenda climática fazendo um balanço dos principais atos do governo federal e traçando expectativas para o rumo da política internacional a partir das eleições presidenciais americanas.

 

Debatedores

  • Eduardo Viola: professor titular do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador associado do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP).
  • Daniel Nepstad: PhD em Ecologia Florestal pela Universidade de Yale. É cofundador da Aliança da Terra e atua no Conselho de Assessoria Externa da Secção Florestal do Banco Mundial. Presidente e fundador do Earth Innovation Institute.
  • Maiara Folly: Cofundadora da Plataforma CIPÓ, iniciativa para cooperação internacional e governança global.
  • Rubens Barbosa: embaixador em Washington (1999 a 2004), presidente do Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior; presidente do Conselho de Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Eduardo Viola

Eduardo Viola

Daniel Nepstad

Daniel Nepstad

Maiara Folly

Maiara Folly

Rubens Barbosa

Rubens Barbosa

Mediadora

  • Natalie Unterstell: mestra em Administração Pública pela Universidade de Harvard, foi negociadora do Brasil na Convenção‑Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima. Coordena a POLÍTICA POR INTEIRO.
Natalie Unterstell

Natalie Unterstell

Conjunturas & Riscos

A cada mês, a POLÍTICA POR INTEIRO reúne no evento online Conjunturas & Riscos vozes do mercado, da academia e do setor público para discutir os principais atos do governo federal e fazer um balanço mensal das políticas públicas voltadas ao meio ambiente.

Além de tratar da conjuntura e dos riscos climáticos a partir da agenda governamental, a série de debates proporciona uma visão ampla da pauta socioambiental no Brasil. “A intenção é aproximar o diálogo de diferentes setores, com diferentes perspectivas, para que cada ator possa compreender seu papel na transição climática, entendendo os efeitos de ordem econômica”, comenta a coordenadora da iniciativa, Natalie Unterstell.

Sobre a Política por Inteiro

Desde 2019, a POLÍTICA POR INTEIRO realiza o acompanhamento em tempo real dos sinais públicos de mudanças relevantes anunciadas pelo Executivo Federal. O projeto organiza os dados publicados no Diário Oficial da União e disponibiliza um Relatório Mensal com olhar analítico e técnico das políticas ambientais. Com início em outubro de 2020, uma série de encontros online promove o debate sobre essa conjuntura. A transmissão é sempre na primeira terça-feira do mês, ao vivo, gratuita e aberta ao público.

Para se inscrever, basta acessar: https://is.gd/politicaporinteiro

Conjunturas & Riscos: Política Climática Por Inteiro

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *